top of page
  • Foto do escritorDébora Hossi

7 motivos para cuidar da Criação de Deus

Atualizado: 3 de nov. de 2021


Sento-me ao computador para escrever este artigo, ao mesmo tempo que no telejornal rejubilam-se pelo primeiro tratado aceite no #COP26.

Claro que os media falam o quão irónico é os líderes mundiais defenderem a preservação do meio-ambiente, da "Casa Comum", ao mesmo tempo que são acompanhados por grandes comitivas que vêm de carros e jatos privados.


Mas não é sobre política que desejo escrever. Creio que antes de qualquer político ou influencer levantar-se para defender os problemas do clima, desflorestação ou aquecimento global, deviam ser os cristãos a defender a Criação de Deus.


Infelizmente o que não falta são cristãos que não percebem que cuidar do meio-ambiente não é uma questão de política ou moda, mas sim de mordomia cristã.

Não tenciono fazer ecoteologia, muito menos entrar em discussões sobre a abrangência da teologia da libertação.


Quero apenas citar 7 motivos pelos quais eu creio que os cristão devem comprometer-se com o cuidado da Criação de Deus. Estes são os 7 motivos que tem guiado a minha vida cristã em relação ao meio-ambiente.

1. Deus criou o mundo muito bom (Génesis 1)


Deus criou o nosso universo de forma muito boa, de forma perfeita. É esse o estado original da Criação e que para além de outras coisas, nos relembra da bondade de Deus ao criar um mundo perfeito e que se pudesse relacionar com Ele.


O meio-ambiente não foi feito para ser explorado ou mal gerido, pelo contrário. Sendo criado de forma perfeita, nós glorificamos ao Deus Criador olhando e cuidando dela.



2. A criação manifesta a glória de Deus e pertence a Deus (Salmo 19:1, Salmo 24:1)


Tal como fazer conferências sobre o clima e viajar em jatos privados parece absurdo, assim é cristãos que não cuidam do ambiente sabendo que ele manifesta a glória de Deus.


Isto não quer dizer que por cada espécie ameaçada a glória de Deus diminui!

Mas certamente é algo triste de pensar que aquilo que foi criado para manifestar a glória a Deus é destruído por falta de cuidado. Se a Terra pertence a Deus, enquantos seus filhos temos a responsabilidade de cuidar dela.


3. Homem e mulher foram chamados a cuidar da Criação (Génesis 2:15)


Cuidar do jardim do Éden foi a primeira responsabilidade que Deus deu ao ser humano e que não pode ser ignorada de forma nenhuma.


Cuidar da "Casa Comum" é a mais velha profissão do mundo, e devemos estar alerta para todas as ações que prejudicam isto. Se qualquer ser humano percebe a necessidade de cuidar do meio-ambiente, quanto mais deveria entender um filho de Deus.


4. A queda afectou a criação (Génesis 3:17, Romanos 8:19)


A terra é maldita por causa da Queda! Tão triste perceber que o que assistimos hoje não é nada mais nada menos que os efeitos do pecado sobre a terra. O apóstolo Paulo chega mesmo a dizer que também a terra anseia pela revelação dos filhos de Deus.


Embora que a terra nunca chegue a ser completamente liberta dos efeitos do pecado até ao evento escatológico (tal como não acontece connosco) isso não quer dizer que ela não possas ser beneficiada por aqueles que sabem que os efeitos da Queda não são bons.


Isso afecta o nosso uso dos recursos naturais, como lidamos com a exploração animal, ou até com as leis sobre incendiários ou impostos sobre o consumo energético. Fora o aproveitamento político das situações, devemos ajudar os legisladores a pensar como cuidar da Criação.

5. A redenção em Cristo afeta todas as coisas (Colossenses 1:15-20)


A redenção em Cristo Jesus - a paz pela sua cruz - reconciliou para si todas as coisas, inclusive o meio-ambiente.


A noção da redenção de todas as coisas deve gerar em nós uma busca pela persevação do meio-ambiente.


Por causa de uma sociedade secularizada e consumista, vemos a nossa salvação apenas como individual.

No entanto, a salvação em Cristo restaura o nosso relacionamento com Deus, o nosso relacionamento com os outros, e o nosso relacionamento com a restante criação.



6. Cuidar dos animais é uma demonstração de sabedoria (Provérbios 12:10)


Enquanto petlover este é um dos meus versículo favoritos. Deus revela que existe sabedoria em cuidar dos animais. Isso é sinal de bondade de um ser humano, e que se destaca com a crueldade daqueles que não seguem a Cristo.

Devemos cuidar dos animais, e cuidar para que eles não sejam explorados. Não, não considero que seja pecado comer carne!

No entanto devíamos perceber de que forma os animais estão a ser tratados, ou melhor dizendo, explorados. Os efeitos da Queda tem sido penosos para os animais.


A indústria é gerada pelos hábitos alimentares dos consumidores. Se existir uma inversão generalizada da alimentação, imaginem quantos animais não seriam explorados!


7. Cuidar do meio-ambiente é um ato de amor pelo próximo (Êxodo 23:10-11)


Ao instaurar o jubileu, Deus tomou a preocupação por aqueles que não tem acesso à produção allimentar.

A cada 7 anos a terra era obrigada a descansar para que os pobres e animais pudessem alimentar-se do que a terra iria produzir de sobras.

É interessante porque está comprovado (pela sabedoria popular ou então só pela sabedoria da minha aldeia) que a terra deve descansar a cada 7 anos. Quando isso não acontece, a terra fica em exaustão e deixa de produzir.


Mas mais que um cuidado pela terra, o nosso cuidado pelo meio-ambiente é um cuidado por aqueles que precisam também da terra para se alimentar.

A exploração massiva tem destruído habitat inteiros, mas também deixando tribos e outros povos em situações críticas. Se ouvirmos o que Deus diz sobre o descanso necessário da terra, percebemos como cuidar do meio-ambiente é um ato de amor pelo ser humano.


Deus chama-nos a cuidar do que é Seu. Não deixemos essa responsabilidade na mão de outros.








97 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page