top of page
  • Foto do escritorDébora Hossi

Um Natal para Todos

Atualizado: 24 de dez. de 2020


Não foi neste Natal a primeira vez que ouvi uma pregação sobre a genealogia de Mateus 1. E todas as vezes que eu ouço - eu própria já a preguei - fico maravilhada com os nomes que Mateus decidiu incluir.


E ainda mais: os rostos que Deus escolheu para que trouxessem ao mundo o Messias Prometido.


Em Mateus 1 podemos encontrar todo o género de pessoas, desde Abraão até José, pai de Jesus. Ora Abraão, segundo Génesis 11, adorava outros deuses até que Deus o chamou para abandonar tudo e ir para uma terra da promessa de Deus. Já José, embora que a atitude de deixar Maria deva ser vista como um ato de justiça, este deverá ter sido assombrado com medo, pois foram essas as primeiras palavras do anjo. Desde o início até ao fim desta genealogia é-nos mostrado que a família judia de Jesus continha pessoas imperfeitas.


Mais que isso, continha pessoas que nós provavelmente teríamos vergonha de apresentar na nossa árvore genealógica. E aqui a atenção recai para Tamar, para Raabe e para Rute.

Tamar, uma enganadora estrangeira, adoradora de deuses falsos, que se deita com o seu próprio sogro para conceber. E se não fosse suficiente mau toda a história é o fruto dessa conceção que iria estar na linhagem de Jesus.

Raabe, uma prostituta, também estrangeira, e Rute, originária de Moabe, nação amaldiçoada, tornaram-se trisavó e tetravó do rei David. Ambas condenadas pela sociedade, uma pelo seu estilo de vida e outra pela viuvez. Mas ambas com o seu nome no registro familiar da encarnação do Messias Prometido.


Mas também devemos olhar para a história de outras pessoas como: David, Salomão e Manassés.

David, o pequeno lutador que ganhou ao gigante filisteu, também tem a sua história manchada de sangue. Depois de uma paixão fugaz com Bate-Seba (que é referida como a "mulher de Urias"), mandou matar o marido desta. Além disso, são reconhecidos os seus relacionamentos disfuncionais com os seus filhos. Da semente de David e Bate-Seba nasce Salomão, que apesar de incomparável sabedoria, teve muitas mulheres - 700 mulheres e 300 concubinas para ser precisa - estrangeiras e por isso pagãs e que o levariam a adorar falsos deuses.

E Manassés? Embora que tenha uma história de arrependimento maravilhosa não podemos esquecer as palavras sobre ele - "E Manassés tanto fez errar a Judá e aos moradores de Jerusalém, que fizeram pior do que as nações que o Senhor tinha destruído de diante dos filhos de Israel." 2 Crônicas 33:9

Quantos pecados teve que cometer Manassés para que fosse dito que tinha feito mais coisas erradas do que os povos que não adoravam a Deus?


Podíamos analisar todos os nomes da genealogia de Mateus 1 e aquilo que iríamos descobrir mais são histórias de pessoas imperfeitas, tal como nós, mas que Deus escolheu e usou para trazer o Messias.

Mas se é tão chocante que pessoas como estas fossem incluídas por Deus na família de Jesus, também nos deve chocar a atitude de Mateus que ousou referenciar 4 mulheres na genealogia. Com exceção de Maria, são as únicas 4 referências femininas quer nesta genealogia como na de Lucas.

Escrito num tempo em que as mulheres eram bastante desconsideradas e inferiorizadas, que mensagem queria passar Mateus ao incluí-las deliberadamente na genealogia de Jesus?


Provavelmente a mesma mensagem que Deus quis mostrar à Humanidade ao escolher tantas pessoas imperfeitas, com histórias tão dramáticas, para trazer o Messias Jesus Cristo. A mensagem de uma graça divina maior de qualquer passado vergonhoso. A mensagem de um Natal que alcança todos independentemente da sua origem. A mensagem de Romanos 5:20 - "Onde o pecado abundou, superabundou a graça."


E não achamos esta verdade apenas na genealogia de Jesus. O circuito de contactos deste era igualmente vasto e diversificado.

Encontramos uma mulher samaritana. E até poderíamos pensar que Jesus escolheu relacionar-se mais com estrangeiros para passar esta mensagem. Mas não. Também encontramos uma família judia - Maria, Marta e Lázaro.

Encontramos pessoas humildes como o pescador Simão Pedro. E poderíamos novamente pensar que Jesus apenas se deu aos mais pobres e humildes. Mas, e Zaqueu?

Encontramos mulheres e homens que estavam descontentes com a religião da época, e sedentos da vinda do Messias como a mulher que derramou alabastro aos pés de Jesus. Mas também encontramos homens fariseus, que estavam cegos pela Lei, como Nicodemos e José de Arimateia.

E Simão, o Zelote? Um ex-terrorista que esteve disposto a guerrear com o império Romano mas que assistiu Jesus a curar um servo de um centurião romano.

Se há lição que aprendemos com Jesus, desde a sua linhagem, como a sua vida encarnada e nos seus ensinamentos é isto: "Não pode haver judeu nem grego; nem escravo nem liberto; nem homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus." Gálatas 3:28


E creio para mim que a mensagem mais bonita e improvável do Natal é esta: Jesus nasceu para que qualquer um pudesse ter acesso ao Pai. Não importa de onde veio, não importa o que passou, porque a Graça de Deus, personificada em Jesus, alcança a todos.

Jesus não aceitou apenas aquelas pessoas, ele também me aceitou a mim e a ti. Quantos de nós temos vergonha de coisas do passado, de pensamentos e palavras que ainda hoje nos amedrontam a mente? Mas ainda que esses pecados nos pudessem matar, Jesus nasceu, viveu, morreu e ressuscitou para que todos aqueles que estão fragilizados pelos seus erros não morressem, mas tivessem a vida eterna.

E se o nosso nome não está escrito nesta genealogia podemos ter a certeza que através de Cristo Jesus ele estará escrito no livro da vida.


Este plano é facilmente reconhecido através do bebé da manjedoura. Esta graça improvável foi proclamada no que hoje chamamos Natal. Por isso não podemos fazer outra coisa do que comemorar o Natal e partilhá-lo neste mesmo sentido: "para que todo aquele que n'Ele acreditasse não morresse mas tivesse a vida eterna." João 3:16


Cristo trouxe um Natal para todos.

Ele o trouxe para a prostituta, para o assassino, para a enganadora, para o imoral.

Ele o trouxe para o religioso pagão e para o humilde sem esperança.

Ele o trouxe para o europeu privilegiado, mas também para o sírio fugido da guerra.

Ele o trouxe para o empresário e para o prisioneiro.

Ele o trouxe para o idoso à beira da morte, mas também para a criança cheia de vida.

Ele o trouxe para aquele que enche uma sala com a sua alegria, mas também para aquele que tem destruído ambientes com o seu mau feitio.

Ele o trouxe para o machista preconceituoso e para a feminista progressista.

Ele o trouxe para o heterossexual, e para o homossexual e transexual.

Ele o trouxe para o homem de direita, mas também para aquele que sempre votou à esquerda.

Ele o trouxe para uma mulher com 5 filhos, mas também para aquela que já fez 3 abortos.

Ele o trouxe para um pai de família, mas também para o homem que abandonou a mulher e os filhos por causa de dependências.

Ele o trouxe para aquele que transpira saúde, mas também para todos aqueles que passam por problemas de saúde mental e já tentaram suicídio.


Ele trouxe um Natal para todos aqueles que por fé creem que a graça de Deus pode limpar as suas maiores falhas.

Ele o trouxe para todos aqueles que querem deixar o seu fardo pesado e descansar na esperança do Deus que faz todas as coisas novas.


É este Natal improvável, esta graça inesperada que eu celebro este Natal. O Natal em que o próprio Deus se deu para que qualquer um pudesse ter-lhe acesso. Qualquer um, como eu.


"Maravilhosa Graça, que doce o seu som

Que salvou um miserável como eu

Estava perdido mas agora fui encontrado

Estava cego, mas agora vejo."

(Amazing Grace, tradução livre)





56 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page